sábado, 12 de outubro de 2013

Quem pode com o amor?

O amor não tem idade. Ele vem e te detona por dentro. Você passa a ser uma pessoa totalmente desconhecida, nem você mesmo se reconhece. Você tem atitudes que ninguém jamais viu. Você chora por nada, simplesmente por saber que gosta do sorriso daquela pessoa. Você cega. Você enxerga apenas o que quer. O amor entra na vida de qualquer um e transforma. Se há um coração ferido o amor chega e constrói um novo. Não há explicação para tentar decifrar de onde vem o amor. Ele apenas surge e não sabemos de onde nasce algo tão belo assim. Mas, o amor devia ser sempre gostoso de sentir, não é? O que acontece quando de vez em quando o amor nos fere? 

Sou romântica, confesso. E fico tentando entender toda essa história de como surgiu o amor. Cheguei à conclusão de que o amor é perfeito, mas as pessoas que não são. As pessoas o estragam, é estranho a forma de amar, elas banalizam o sentimento como se ele fosse um confeito que a gente usa, mastiga e engole. As pessoas não sabem amar. E sabe, não adianta tentar mudar os outros. Se um sentimento não for conservado ele acabará rapidamente. A verdade é que o amor acaba porque as pessoas não se interessam mais em conquistar todos os dias a mesma pessoa. Isso parece ser bobo ou até coisa de filme, mas não é. Nós vamos acostumando ficar todos os dias com uma pessoa ao nosso lado e de vez em quando o que sentimos por ela nem é mais sentimento, usamos a pessoa como se ela fosse um bicho de estimação que nós levamos para todos os lugares. Isso não é amar. O que nos motiva a continuarmos com aquela pessoa é o mistério que há por trás dela.

Acho que amor é aquilo que nos arrasta da cama em dia de chuva e nos leva para perto da pessoa que amamos, é doar-se ao outro sem esperar nada em troca, é demonstrar o que sente em todos os momentos, é ser amigo do outro, é confiar plenamente, é ter liberdade. Sim, o amor é livre. Você ficar preso ao outro não faz bem, depositar expectativas em quem não merece não faz bem e achar que aquele alguém é a sua vida também não faz bem. Sejamos honestos, amor é tudo aquilo que nos ajuda a levantar. Tenho aprendido que ninguém é sábio quando se trata do amor. Sim, todos nós iremos sofrer, nos machucar e iremos odiá-lo, mas mesmo assim ele sempre será o amor e transformará a nossa vida. Afinal, quem pode com o amor?

Um comentário:

  1. Sempre tive uma visão ampla do amor. Dele como um todo, inserido nas várias relações pessoais que temos ao longo da vida, não apenas os relacionamentos amorosos. Enxergo o amor de um pai com o filho, de um filho com o pai, de amigos de longa data... E fico feliz por esse sentimento ser tão forte entre essas relações. Por ele alegrar os dias que não estamos tão bem...

    E quanto ao amor de um relacionamento a dois, esse sim é um pouquinho complicado. Muitas vezes desgasta, enjoa, machuca, faz sofrer... Vivemos numa mudança constante e muitas vezes a mudança da pessoa amada faz esse sentimento se perder para um dos dois. Mas, é melhor sofrer por um amor que se perdeu do que continuar com uma relação apenas para mostrar aos outros que se tem um alguém.

    Gostei da reflexão.
    Beijos!

    ResponderExcluir