quinta-feira, 19 de junho de 2014

Lições que tirei da vida

Você tem quinze anos e sua maior preocupação é "com que roupa devo sair amanhã?". Você não esquenta com nada, paquera os meninos mais gatos do colégio e tem praticamente uns quarenta amigos. Sim, considera todos eles seus amigos. Tem tempo pra tudo: ler, ouvir música, dormir a tarde, assistir séries, estudar, namorar, sair. Os seus pais não exigem tanto de ti, sua religião é banalizada e que tal provar um pouco mais de bebida quente? Algumas pessoas te chamam de imatura, mas você solta uma gargalhada e diz que é a pessoa mais madura do mundo. Aí você completa vinte anos, já tem entrado na faculdade e fica indecisa sobre o curso, mas aquela decisão precisa ser algo bem pensado. Já não há mais quarenta amigos, sobra uns dez e talvez, a bebida quente, tenha perdido seu gosto, é necessário algo mais forte ainda. Os paqueras mais gatos vão se tornando grandes idiotas, mas você ainda conhece vários homens que vão cortar o seu coração.

Seu tempo diminui. Os seus pais começam a cobrar, a responsabilidade chega. De repente, sua maior preocupação é "preciso arrumar um emprego". Sim, é preciso pagar as contas. Você começa a querer estar mais perto de Deus porque entende a necessidade de uma força maior, os seus livros estão jogados na estante e é desesperador saber que não tem tempo nem pra ouvir uma música. Não é fácil saber administrar tantas tarefas. Aquele cara quebra seu coração e é melhor partir pra outra, mas não é tão fácil esquecer de quem se gosta. De repente, tudo é motivo para ficar estressada. Você chora com tudo, quer desaparecer, pretende viajar e conhecer outras pessoas, mas infelizmente não pode.

Seu tempo diminui mais ainda. Os seus pais vão ficando velhos, cansados e jogam toda a responsabilidade pra cima dos seus ombros. Você está sozinha porque não consegue lidar com um relacionamento saudável, as pessoas estão banalizando o amor e aquilo te incomoda. Seus dez amigos somem, você conta nos dedos quem realmente ficou. As pessoas vão partindo, te deixando de lado e talvez nem seja culpa delas, mas a vida quer assim. Os seus livros estão empoeirados, sua música favorita te causa vontade de chorar, sua cabeça pesa, seus olhos vivem molhados de lágrimas de nostalgia. 

Se você também sente tudo isso, supere e tente ser sempre um alguém melhor. Separe tempo pra tudo. Não esqueça os bons e velhos amigos, ame seus pais e demonstre isso diariamente, não goste de alguém por gostar. Não queira estar em um relacionamento que não é um relacionamento. Assista seu filme favorito. Pratique o silêncio. Desligue o celular por um dia e fuja sem saber pra onde vai. Vá na frente do mar, observe cada onda que vem e que vai. Anote o nome de quem não te faz bem e jogue no lixo. Plante esperança no seu coração, pois a vida é passageira e se você não souber administrar o pouco tempo que tem, talvez seja tarde demais. 

3 comentários:

  1. Me identifiquei com seu texto em muitos aspectos, principalmente a partir do momento dos dramas dos vinte. Confesso e que o ultimo ano pra mim foi bem conturbado e eu fiquei beeem no fundo do poço. Agora, nesses últimos três meses, eu vejo que estou conseguindo me estabelecer novamente. :D
    Achei coisas que fico feliz em fazer. Meus estudos se tornaram muito importante pra mim novamente. Meu trabalho é incrível e até no emocional to conseguindo me resolver! haha
    Belo texto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vários pontos desse texto sou eu. Iniciei a faculdade esse ano e foquei tanto nos estudos que esqueci de todo o resto. Me afastei ate dos meus pais dentro de casa. Ando mais introspectiva que o normal, só que tentando/forçando um tempo e atenção pra todo o resto.

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  3. Me encontrei em muitas frases, palavras.

    ResponderExcluir