quarta-feira, 26 de março de 2014

Meus dez amores

(Você pode ler este texto ouvindo The Candlepark Stars https://www.youtube.com/watch?v=71M1sgcyU0c)
 
Tive dez amores que ninguém desconfia. Tive amores de verão, de carnaval, na fila do banco, na sala de aula e até amores de farra. Tive amores que vieram e passaram rapidamente, outros, voaram. Tive amor por cantor de banda de rock, amores que lembraram ex-amores. Ninguém desconfia de nada, mas eu tive. E sabe, mesmo passando pouco tempo, deu pra sentir. Deu pra sentir quem valia à pena e quem não queria nada com nada. O problema é que eu sempre queria algo. Sinto-me um pouco Joel no filme brilho eterno de uma mente sem lembranças, ele disse que se sentia atraído por qualquer pessoa que desse um mínimo de atenção. Estive percebendo que talvez eu até seja assim. Talvez eu fique atraída por qualquer pessoa que me dê um pouco de atenção. Deve ser por isso que tive dez amores.

Mas, pude compreender que meus dez amores, foram, na verdade, desamores. Desamar é quando alguém deixa de amar e eu deixei de amá-los. Na verdade, foi apenas uma paixão, mas não deixou de ser amor. Sabe como sei? com todos eles pude sentir as mesmas sensações. É óbvio que foram sensações diferentes, pois cada pessoa é diferente, mas o frio na barriga e as mãos trêmulas estavam sempre comigo. Às vezes, me dava uma dor no coração e eu queria enfiar minha cabeça dentro de um buraco, me chamei de burra muitas vezes, dei pequenos socos na minha cara só pra saber se eu criava vergonha nela. Nada adiantou. Não deixei de gostar, não deixei de querer e ir atrás, mas tem uma hora que vira desamor. 

Meus dez amores me ensinaram coisas preciosas. Com cada um deles pude experimentar como é ser deixada de lado, não ser bem tratada, rastejar por alguém, fazer coisas que até Deus duvida. Tudo isso em troca de quê? De ser de alguém? E eu me pergunto como o ser humano tem a capacidade de se humilhar aos pés de outra pessoa, de pedir amor. Já dizia uma frase que escutei e gravei: "O amor é um sentimento nobre demais para ser mendigado." Não, não peça amor, ninguém compra amor, amor não se pede. Amor acontece do nada e independente da estação, da comemoração ou da fase da sua vida, quando ele tem que chegar, ele chega. E aí, você vai perceber que os seus dez amores foram pequenas paixões e que amor de verdade dura.

2 comentários:

  1. Acho que mesmo diante de muita decepção, os amores passados sempre nos trazem ensinamentos para os futuros relacionamentos...
    Raisa que texto bonito. E essa música...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Raissa,

    menina eu fiquei duas semanas sem vir aqui e você escreveru quase um livro! (risos)

    E tem razão, seu texto tá super parecido com o meu. E quem não teve dez amores né? eu costumo me apaixonar por personagens de livros e filmes, eu me apaixono por todo mundo, é esse lance de receber atenção e se sentir atraída.

    Beijo na testa!
    http://www.portiprati.com/

    ResponderExcluir