terça-feira, 29 de outubro de 2013

Redescobrir o amor.

Perguntaram-me o que fez nosso relacionamento acabar. Fiquei horas pensando e não sabia como responder. Mas, aquela pergunta tinha chegado pra me fazer pensar qual o motivo que nos leva ao término de um relacionamento. Dizem que no começo tudo são flores e sim, preciso concordar que são até mais do que flores. Tudo é amor, a gente enxerga no outro aquilo que nunca vimos em ninguém, a gente quer ficar colado ao lado do outro para sempre e chora de saudade. É uma sensação que ninguém consegue explicar, só sabe quem realmente sente. Acho que a gente perde até um pouco de ser quem a gente é e sem querer passamos a ser o que o outro quer. E aí algo revira, algo muda. O relacionamento se desgasta aos poucos, não existe mais carinho, não há mais respeito e nem troca de diálogo. Parece que o que ainda faz o relacionamento andar é o costume, é bem isso, as pessoas acostumam e por isso não se largam.

O que faz duas pessoas se gostarem é o mistério que existe entre elas. É aquela necessidade do outro saber o que há de especial naquela pessoa, o que há de diferente. E isso faz com que as pessoas se unam, se gostem, se desejem. Mas quando esse mistério se vai não sobra mais nada. É quando o relacionamento esfria e se ele esfria não é um bom sinal. Quando me perguntaram o que tinha feito o meu relacionamento acabar quis dizer uma porção de coisas ruins sobre ele, compreendo que era a raiva falando mais alto, mas eu sabia lá no fundo que ele não tinha sido uma péssima pessoa para mim. Eu sabia que ambos tivemos defeitos e que nos amamos enquanto durou, mas havia muitas coisas nele que eu ainda amava. Só que nos fazemos aquela pergunta: E quando o amor não é o suficiente? É bem isso.

Não existe uma pessoa certa, existe uma pessoa que nos preenche naquele momento e se a gente não cuida essa pessoa pode torna-se um peso, um costume. Agora posso dizer que nosso relacionamento acabou simplesmente porque o mistério que havia desapareceu. Acostumamos um com o outro, não nos falávamos mais cheios de entusiasmo, não nos beijávamos com tanta frequência, não nos gostávamos como da primeira vez. Se a cada dia tivéssemos cuidado mais e mais da nossa relação isso não teria acontecido, se a cada dia tentássemos gostar mais ainda do que ainda não conhecíamos tudo seria diferente. O mistério não acabaria. Eu precisa (re)descobrir todos os dias o que me fazia ficar ao lado dele, redescobrir o amor.

2 comentários:

  1. Acho que acabou porque faltou reciprocidade, sobrou fantasias e ilusões sobre o relacionamento. Normal.
    Adorei Raíssa!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raíssa.
    O amor é algo complicado de se entender, de se explicar, de tentar se esquecer, e acho que cada palavra que você disse está correta concordo com você, mas acho que ainda haveria muito mais a se falar sobre o mesmo, acho que é como os números infinitos. O amor, poderia ser menos complicado, não é mesmo? . Até mais, ótimo texto, como sempre nos fazendo viajar por suas palavras, palavras essas que nos envolve de tão forma. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir