quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A infância destruída.

Deparei-me com uma cena hoje bastante esquisita. Duas crianças, do sexo feminino e que aparentavam ter entre sete/oito anos estavam cantando em alto e bom som músicas do mundo: quadradinho de oito, quadradinho tipo borboleta e aquecimento das bandidas. O mais interessante é que as duas crianças cantavam inocentemente e focavam em frases do tipo: "E me excita desce se concentra e quica." É óbvio que elas não entendiam o que significava a palavra excita, mas aquilo me incomodou. Não vou ser hipócrita ao dizer que ninguém jamais escutou músicas assim ou que ninguém escuta, mas vamos analisar os fatos. Elas eram crianças, inocentes e que deveriam aprender músicas da idade delas. Cada pessoa precisa viver de acordo com a idade que tem e elas, definitivamente, não tinham maturidade o suficiente para cantar músicas daquele nível. 

Pude perceber ao longo dos meus vinte e um anos que em tão pouco tempo as coisas melhoraram e pioraram ao mesmo tempo. E como isso é possível? Quando o ser humano tem mais, ele quer mais. Antigamente tudo era mais simples. Havia parques de diversões, circos, brinquedos no meio de uma praça, algodão doce passando nas ruas, amarelinha. Até nas televisões passavam programas que prendiam à atenção da criançada. Hoje em dia não vejo isso. Vejo sim, crianças com celulares nas mãos jogando, crianças sentadas em frente ao computador navegando na internet com a maior facilidade. O mundo virou virtual. Mas, tudo vem do berço. Desde pequeno os pais precisam impor limites para que as crianças saibam ouvir um não, sejam repreendidas quando fizerem algo de errado e vivam a infância delas. É preciso que as crianças sejam crianças e não adultos.

A verdade é que vejo que o nosso mundo moderno vai se expandir mais e as pessoas vão ficar mais desinteressadas nas coisas simples. Mas, que a gente nunca esqueça do nosso tempo de criança e que possamos passar para as crianças da nossa nova geração que elas precisam vivenciar a simplicidade. Não há problemas, responsabilidades, ilusões. Elas precisam ouvir músicas de crianças, assistir filmes de crianças, brincar com crianças. Se não tomarmos cuidado a infância vai ficar ainda mais destruída do que já está. É preciso viver cada coisa no seu tempo.

Um comentário:

  1. As coisas simples hoje em dia se tornaram raras de serem apreciadas.
    É uma pena o que a infância atual têm se tornado.

    Beijos

    ResponderExcluir