domingo, 2 de junho de 2013

Nosso tempo, nossas preocupações.

Nós passamos a maioria do nosso tempo nos preocupando com coisas inúteis. Ficamos preocupadas com a quantidade de gordura que ganhamos, com a cor do esmalte, com a bolsa nova da loja, com a grana que precisamos gastar no final de semana, com o namorado que não apareceu, com aquele cara que nem gosta tanto assim da gente, com a programação errada da televisão, com a conexão da nossa internet. E no meio das nossas preocupações, esquecemos de nos preocuparmos com o essencial, esquecemos de esquecer um pouco das nossas coisas sem importância. Perdemos tanto tempo com pessoas que não nos acrescentam em nada, com amores que não dão bons frutos e por isso sofremos. É tão estranho você encontrar uma pessoa de bem com a vida hoje em dia, é tão difícil você encontrar uma pessoa sendo educada e demonstrando sequer ter uma pequena consideração. É estranho você encontrar relacionamentos que duram, pessoas que se perdoam, sorrisos que brotam de uma bobagem, cartas de amor. Acho que vamos crescendo e nos tornando duros por dentro. Se você parar pra analisar quase ninguém se considera feliz, realizado ou completo. Acho que o ser humano vive mais preocupada em ser. Ser o melhor, ser amado, ser conquistado, ser, ser. 

Nós devíamos usar nosso tempo para refletir mais, apreciar o silêncio, praticar a bondade e deixar a brisa do vento soprar. Por conta da pressa da nossa rotina deixamos de reparar em pequenas coisas, esquecemos de ouvir o barulho do mundo, de realmente enxergar as pessoas. Vivemos com medo de encontrar alguém que nos faça mal, tudo virou motivo para competitividade. Onde ficou o nosso lado humano? Será que não estamos cansados de ficarmos sempre querendo vencer na vida? E com isso atrapalhar o crescimento de uma outra pessoa? Vamos crescendo e nos tornando estúpidos, chatos, arrogantes e colocamos a culpa na vida, no destino. Eu acho muito difícil confiar em alguém nos dias de hoje, sinto bastante medo de bobagens que eu não deveria ter. Sinto medo de não ser boa o suficiente para o outro, de não ser bonita o suficiente para o padrão de beleza que a sociedade exige, de não ser talentosa o suficiente, de não ser amada. Todos nós merecemos uma vida boa, mas tudo depende da maneira que você olha, do ângulo que você inclina sua cabeça para olhar o alto de uma montanha. Gosto de analisar uma criança pequena, um bebê. Eles tem olhos grandes que não entendem nada, não há maldade neles. Mas o que essa criança pode se tornar é onde mora o perigo. 

Você passa tanto tempo se preocupando com pequenas futilidades e nunca consegue analisar que pessoa você está se tornando. Você passa tanto tempo tentando entender o motivo das coisas e esquece de deixar que tudo aconteça naturalmente. Você passa tanto tempo olhando a vida do outro que esquece de olhar a sua própria vida. Se você quer que a diferença chegue, comece por você. Comece observando quais mudanças precisam ser feitas dentro de ti, do seu coração. Retire todas as feridas e acredite que haverá momentos de bastante felicidade. Não perca tempo com inutilidades. Sorria com mais frequência e passe isso adiante. O nosso maior problema é sempre esperar que a solução apareça quando o outro chegar com ela. O nosso maior problema é esperar o primeiro passo do outro e na maioria das vezes quem precisa esticar as pernas somos nós. Sinta o vento, sinta o seu batimento cardíaco, sinta sua fé. Acredito que se você quiser mudar o mundo, a mudança precisa partir da pessoa que deseja. 

4 comentários:

  1. O meu domingo hoje foi tão bonito mas depois dessa prazerosa leitura, ficou ainda mais doce.
    Querida, Raíssa, digo agora e ainda convicta de que o mundo estaria colorido se todas as pessoas pensassem como nós (sim, é clichê demais dizer que eu também penso igual a ti?). De fato não a conheço mas em todos os teus textos enxergo aqui, de longe, uma menina tão poética, tão essência, tão cheia de energias positivas.
    E enquanto o mundo não está repleto de seres assim, vamos olhar o lado bom: Pelo menos há alguns raros e melhor que isso, as vezes esbarramos com eles ao longo de nossa jornada! (mesmo que pela internet!)

    Beijos iluminados.

    ResponderExcluir
  2. mas o que é essencial? a questão é que tudo é relativo. pequenas coisas, demonstrações, humanidade pode ser o básico, mas prazer, intensidade, consumismo é necessário pra muita gente. somos complexos demais. e ainda bem que somos.

    ResponderExcluir
  3. Passei muito tempo assim, me preocupando com os outros e não reparando em quem eu estava me tornando e quando dei por mim.
    Tinha ficado egoísta pra certas coisas, parada esperando que tudo caísse no meu colo e amargurada.
    Hoje procuro sorrir mais, mesmo acreditando naquela velha frase "sou mais uma lágrima sincera que um sorriso falso"
    Sorrir e acreditar em certas coisas, que posso e vou conseguir tem me ajudado e ficar mais positiva e sem esperar tanto igual eu esperava dos outros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Em verdade, o homem precisa receber e perceber a reflexão de sua própria essência. Esse desdobramento ocorre quando se vê na própria natureza de existir a própria razão de existir. O homem deixou de ver os outros com esses pequeninos olhos que possui. Descobriu que dessa forma - vendo - também é visto. Tratou de parar. Desviou o olhar; começou a andar cabisbaixo. O problema não foi resolvido, não era o suficiente. Então fechou as janelas e beijou um espelho. Dessa forma beijou-se a si mesmo e encontrou Narciso. Afogou-se no próprio sonho, no próprio delírio, no próprio mito. Com efeito, mais virtuoso é abrir uma janela a se olhar em um espelho... Mas quem... quem ainda sabe (se já se soube) disso?

    ResponderExcluir