sábado, 11 de agosto de 2012

O dom de ser pai.

Seus olhos estavam abertos. Quis chorar. Levei um tempo para acostumar com a nova ideia de ser pai. Ser pai! Mas eu não entendo nada sobre isso, nunca pesquisei como ser pai, nunca encontrei no google ou em qualquer livro como ensina a educar os filhos. Ajudar na hora do banho, trocar fraldas, dormir pouco, comprar leite, aguentar a bipolaridade da sua mãe. Não, eu não entendo nada sobre isso. Mas quando vi seus pequenos olhos abertos sabia que meu amor estava depositado em você, foi naquele momento que tive a certeza mais linda da minha vida: eu queria ser pai. 

Quando conheci seu primeiro sorriso, chorei. Quando te vi andar pela primeira vez, chorei. Quando te ouvir dizer a primeira palavrinha, chorei. Filmei cada momento seu, cada palavra sua, cada choro. Guardei para mim todos aqueles momentos e fui colocando ele em você aos poucos. E você nem entendia, as vezes me olhava com cara de quem não estava entendendo o que um homem tão velho fazia alí chorando. Meu filho, você nunca vai entender a grana que juntei para pagar sua faculdade, nunca vai entender porque tantas vezes briguei e não te deixei sair, não vai entender porque passei horas e horas sem dormir só para te ouvir respirar, você nunca vai compreender a felicidade que eu tive quando te vi jogar bola pela primeira vez. E sabe o mais interessante? Você nunca vai compreender até se tornar um pai.

Sei que pareço ser duro e afastado. Sei que pareço não me importar muito com as coisas, eu realmente entendo a sua cabeça. Sua mãe é tão bem mais prestativa, cuidadosa, amorosa. Ela é tudo que eu não sou e talvez seja por isso que nos damos bem. Mãe é mãe, nunca vou entender o amor que sua mãe sente por ti e ela sabe demonstrar isso muito bem. Eu tenho meu jeito rude de ser e não gosto que as pessoas me vejam chorando. Eu sou de chorar, mas só chorei nos momentos mais importantes que tive. Sabe quais foram esses momentos? os que tive com você.

-

Esse texto vai em especial para aqueles que já não tem um pai presente.

3 comentários:

  1. Ao meu, "Pai" tem como sinônimo 'ausência'. Não sou o melhor filho, também não tenho o melhor pai. Posso ter o texto pra mim, mesmo que meu pai more no mesmo teto? É que eu não o sinto. É a pior parte de ter (e não ter). Feliz dia, que aqui o meu não sente, então é só mais um. dia. (Particular sendo externado!)

    ps: bacana a página que fez no face, mas porque você não dá um nome a ela? "Versos femininos" (não isso, mas entendeu? rs.)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir